Veja quais caminhos seguir para proteger as informações da sua empresa

0
227
Segurança de dados
Vazamento de dados -Se por um lado a tecnologia tem servido como uma grande aliada para facilitar a burocracia e trazer agilidade ao trabalho, na outra ponta do espectro existem pessoas má intencionadas e altamente capacitadas tecnicamente que podem trazer grandes danos para a população e à reputação de uma companhia.
Não à toa, não tem sido incomum nos últimos tempos deparar-se com notícias sobre vazamentos de dados, como ocorreu no início deste ano com o megavazamento de 40 milhões de dados de empresas ou, mais recentemente, na exposição de informações de cerca de 5 milhões de usuários em uma plataforma de ensino à distância. De acordo com Fábio Freire, CEO e cofundador da FindUP , startup de TI no ramo de Field Service, a transformação digital não é a inimiga da segurança, mas sim a solução se bem aplicada.

“É importante entender que a transformação digital está caminhando a largos passos no Brasil e no mundo, e sempre estão surgindo novos mecanismos, atualizações e brechas para riscos, independente se a sua empresa é mais tradicional ou se já foi concebida em ambiente digitalizado. Por isso, estar atento e investir recursos como a análise preditiva por meio de dados, por exemplo, tem sido o grande diferencial para que empreendedores entendam os pontos fracos e riscos em potencial, a fim de evitar ataques e vazamentos na sua companhia”, ressalta Freire.

Como forma de auxiliar as empresas a proteger suas informações e a de seus parceiros e clientes, o CEO da FindUP elencou algumas dicas simples, mas que podem ser primordiais, para garantir a segurança do seu modelo de negócios. Confira!

De olho na senha

Em um primeiro momento, a dica pode até parecer bobagem e óbvia, mas é sempre importante frisar para aqueles que são mais esquecidos. Criar senhas muito fáceis é a porta de entrada para cibercriminosos, que não precisarão se esforçar muito para invadir e-mails e sistemas. Por isso, busque colocar caracteres especiais, incluir números e letras e evitar datas de aniversário ou nomes de amigos e familiares. Outro passo importante é trocar a senha de tempos em tempos, garantindo uma segurança extra.

+++Os pagamentos instantâneos vão acabar com as maquininhas de cartão?

Mantenha seus sistemas e softwares sempre atualizados 

A tecnologia está sempre se adaptando e trazendo novas possibilidades, correções e funcionalidades. Sendo assim, as atualizações frequentes servem exatamente para ter acesso às melhorias disponibilizadas pelos fabricantes, evitando bugs e brechas de segurança anteriores.

Ciência de dados para análises preditivas a seu favor

A análise preditiva nada mais é que o estudo de informações, comportamentos e padrões para detectar os pontos fortes e fracos de uma determinada empresa ou serviço. A partir da coleta e estudo de dados, é possível se antecipar a problemas e mapear as providências que podem ser tomadas para evitar qualquer tipo de ataque ou vazamento de informações.

Treine o firewall humano

Ainda que os técnicos de informação sejam encarregados por toda parte tecnológica da companhia, uma empresa funciona como um todo e precisa da colaboração de todos. Por isso, é de suma importância realizar treinamentos de segurança periódicos com as equipes, criar termos de confidencialidade, a fim de manter todos na mesma página e garantir a proteção.
Da assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui