Startup cria rede colaborativa e usa tecnologia para reduzir custos de frete no e-commerce

0
807
Startup
Startup oferece serviço logístico mais rápido e econômico por meio de sua rede colaborativa de entregadores e armazéns parceiros

Startup que usa rede colaborativa para reduzir custos logísticos e agilizar entregas – propõe solucionar esses dois problemas comuns no setor logístico no Brasil. A empresa oferece serviço de entrega mais rápido e econômico por meio de sua rede colaborativa de entregadores e armazéns parceiros espalhados por toda Grande São Paulo.

A startup Uello oferece serviço logístico mais rápido e econômico por meio de sua rede colaborativa de entregadores e armazéns parceiros.

Preço e tempo de entrega. Estes são alguns dos principais desafios para o setor logístico no Brasil. Dados da consultoria Compre&Confie apontam que comprar um produto online no Brasil significa esperar, em média, 13 dias para recebê-lo. Já a pesquisa da Fundação Dom Cabral revela que as empresas gastaram, em média, 12,37% do faturamento bruto com custos logísticos entre os anos de 2015 e 2018.

Com objetivo de driblar este cenário e oferecer novas soluções por meio da tecnologia, a startup que usa uma rede colaborativa para reduzir custos logísticos e agilizar entregas – criou uma plataforma que oferece serviço de frete urbano mais rápido e econômico, para todo tipo de produto e tamanho de empresa. Com dois anos de mercado, a startup já conta com mais de mil motoristas parceiros cadastrados e realiza cerca de 3 mil entregas por dia só na Grande São Paulo.

A rede colaborativa da Uello funciona por meio de uma plataforma virtual que permite a integração entre os motoristas que fazem as entregas e os armazéns parceiros que estocam os produtos. Para fazer parte da rede colaborativa, o interessado se cadastra no aplicativo da startup e após ser aprovado consegue ter acesso às rotas inteligentes criadas pela Uello. Ele pode escolher quantas entregas quer fazer no dia e qual o melhor horário, por exemplo, seguindo a rota proposta pelo app. Para ter acesso aos produtos, basta realizar a retirada em um dos armazéns espalhados pela cidade. Todo o processo pode ser administrado pelo motorista em tempo real no aplicativo- com supervisão e segurança da Uello.

De acordo com Fernando Sartori, especialista em logística e fundador da Uello, a rede colaborativa possibilita diminuir os custos logísticos em até 30% – valor que varia em relação às demandas e tamanho de cada empresa que solicita o serviço.

“A Uello oferece um serviço diferenciado – e personalizado – para qualquer tipo de empresa, permitindo resolver alguns dos desafios atuais do mercado. Transformamos todas as nossas demandas em ‘elos’ conectados, pequenas tarefas que podem ser compartilhadas e otimizadas por meio da nossa rede colaborativa. Este modelo de negócio permite que a empresa trabalhe com todos os tipos de serviços e produtos, oferecendo ganhos para todos da cadeia: consumidor, cliente e entregador”.

ECONOMIA COLABORATIVA PARA ATENDER AS EMPRESAS DE TODOS OS PORTES:

De acordo com o empreendedor, a Uello nasceu para solucionar o problema de pequenas e médias lojas virtuais, com poucos pedidos diários e que dependiam quase que exclusivamente dos Correios para realizar seus envios. Porém, as grandes empresas também viram na solução uma forma de customizar e otimizar suas entregas, melhorando a experiência do cliente final.
Entre os principais parceiros da empresa estão: Dafiti, Arezzo, MMartan, Canon, Victorinox, B.blend, Enjoei, Mary Kay, entre outros.

A startup tem como modelo de negócio a economia colaborativa, já que incentiva que motoristas de aplicativos, carros de passeios, de carga – e até mesmo motoboys se tornem parceiros da empresa, garantindo uma renda extra. “Muitos motoristas de aplicativos são nossos parceiros e eles recebem o treinamento necessário para começar. Quem é autônomo ou motoboy, por exemplo, também pode fazer parte da nossa rede. Notamos que os nossos motoristas parceiros viram na entrega colaborativa uma forma de aproveitar o veículo que têm para gerar um dinheiro extra. Além disso, nossas rotas são dinâmicas, o que significa que novas oportunidades de serviços podem surgir ao longo do dia – gerando mais ganhos aos motoristas e agilidade nas entregas aos clientes”, explica.

A startup também disponibiliza uma plataforma online para atender suas empresas parceiras e o app para que os motoristas tenham acesso às rotas em tempo real – garantindo segurança e automatização dos processos. Já o consumidor final – pessoa que irá receber a encomenda – pode acompanhar a entrega do seu pedido por meio de um link, sem a necessidade de baixar o app da empresa – gerando uma experiência personalizada e segura. “Com estes recursos, a Uello ajuda a organizar a cadeia logística de empresas de todos os portes, oferecendo um serviço que alia eficiência, rapidez e menor custo. Nosso modelo de negócio ajuda também a melhorar a experiência do consumidor final dos nosso clientes, uma das questões mais importantes de quem vende e compra pela internet”, finaliza Sartori.

Leia mais sobre economia colaborativa em Startup – A nova economia do emprego

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui