Startup transforma treinamento em jogo para ajudar empresa a capacitar funcionários

0
108

Rafael Saraceni se encontraram para discutir ideias. Fragoso é fundador e CEO da Aster, uma empresa que há 15 anos fornece mão de obra em áreas como vigilância, recepção e limpeza a outras empresas. Já Sacareni é sócio da Gamify It, uma startup que oferece consultorias e projetos de gamificação e treinamento. 

O resultado das conversas foi a solução para um desafio que a Aster, com toda a sua experiência, estava tendo problemas para resolver: tornar os treinamentos dos profissionais mais práticos e eficientes. Por meio da gamificação, a Gamify It transformou materiais didáticos em jogos e atividades lúdicas práticas de executar e absorver.

A solução deu forma ao Lira Edu, um projeto que já vinha sendo desenvolvido pela startup. O aplicativo permite acessar os conteúdos em forma de jogo em smartphones e computadores. A proposta é oferecer materiais personalizados de acordo com cada demanda, assim como foi feito para a Aster. “As pessoas gostam de aprender com formatos diferentes. O que nós fizemos foi criar uma metodologia para oferecer esses conteúdos”, diz Saraceni.

Para a Aster, treinar 1,1 mil funcionários envolve vários desafios. O primeiro deles é de ordem operacional: eles estão espalhados por cerca de 250 condomínios na Grande São Paulo, dificultando a realização de treinamentos conjuntos presencialmente. Outro é garantir que workshops e materiais didáticos tradicionais deem os resultados desejados.

A empresa ainda precisa realizar capacitações periódicas para manter suas certificações de qualidade. “É operacionalmente custoso fazer esses treinamentos e difícil medir sua absorção e retenção”, explica o fundador, Fabio Fragoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui