Startup cresce 80% fazendo você ganhar dinheiro com conteúdo

0
110

Cursos, livros e tantas outras formas de conhecimento migraram para a internet e foram muito bem recebidas por usuários — até pela economia que veio com o fim do deslocamento e do custo de impressão dos materiais. Os produtores também se beneficiaram da digitalização do conteúdo. Agora, podem vender para o mundo inteiro. A Hotmart está crescendo ao ligar as duas pontas dessa cadeia.

A startup, fundada há nove anos, reúne 1,3 milhão de usuários cadastrados em sua plataforma como produtores, vendedores afiliados e consumidores de conteúdos online. A empresa aumentou seu faturamento em 80% apenas no último ano. Para 2020, aposta na expansão internacional, nos esforços de marketing e na melhora da plataforma para crescer.

Ideia de negócio: produção e venda de conteúdo online
Os empreendedores João Pedro Resende e Mateus Bicalho fundaram a Hotmart em 2011, em Belo Horizonte (MG). A região é fértil para o setor: a também mineira Rock Content, que conecta freelancers às necessidades de marketing de conteúdo das empresas, foi criada no mesmo ano e na mesma cidade.

A ideia da Hotmart surgiu da experiência de Resende. O empreendedor administrou um fórum online sobre jogos entre 2006 e 2008 e era responsável por fazê-lo crescer e rentabilizá-lo. Os blogs estavam na moda e Resende criou um livro digital sobre como atrair visitantes online.

O problema: vender um conteúdo pela internet era difícil e ineficiente. “Veio a ideia de criar uma plataforma para que outras pessoas também pudessem comercializar seus produtos digitais”, diz.

O primeiro investimento na Hotmart veio da competição “Sua Ideia Vale R$ 1 Milhão”, promovida pelo site de comparação de preços Buscapé em 2011. O grupo fez um aporte de “centenas de milhares.

A empresa também trabalha com vendedores afiliados: usuários que construíram uma audiência na internet e precisam monetizá-la. Para isso, referenciam conteúdos da Hotmart que tenham a ver com sua base de seguidores e ganham uma comissão sobre cada venda.

Em relação aos conteúdos vendidos na plataforma, a Hotmart fica com um percentual de 9,99% sobre cada transação, além de uma taxa fixa de R$ 1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui