Os pequenos negócios brasileiros ganharam mais uma opção para vender online, a plataforma da Wabi, startup argentina que chegou ao Brasil em 2020. A empresa tem um aplicativo que permite que pequenos mercados, padarias, confeitarias, e lojas de conveniências ofereçam seus produtos para clientes da mesma cidade ou bairro.
A principal vantagem do Wabi para os comerciantes é que ele não cobra taxas para ser utilizado. O modelo de negócio da startup prevê que grandes indústrias alimentícias, que depende do pequeno varejo para escoar sua produção, financiem os custos de operação do aplicativo.
A startup foi criada em 2019 dentro da incubadora argentina YopDev. O projeto, que tem como objetivo de digitalizar o varejo de bairro da América Latina, foi impulsionado pela Coca-Cola Argentina. Hoje, a plataforma já está conecta mais de seis mil estabelecimentos de sete países: Argentina, Brasil, Colômbia, República Dominicana, México, Chile, Peru e Uruguai.
No Brasil, a operação foi iniciada no Rio de Janeiro e em São Paulo no começo de 2020. Com a crise causada pela pandemia de coronavírus, a empresa decidiu acelerar a operação para poder ajudar os pequenos negócios. Segundo pesquisa do Sebrae feita no começo de abril, 90% das micro e pequenas empresas do varejo tradicional tiveram quedas no faturamento por causa da crise. Para 49% delas, a venda online foi a saída encontrada para sobreviver.