Startup – A nova economia do emprego

0
361
Doutor Carreira Jorge Penillo
Doutor Carreira Jorge Penillo

* Jorge Penillo

Você sabia que 38% dos empregos novos estão sendo gerados em pequenas empresas, chamadas de start-ups?

Este é um dado muito relevante para o Brasil, ainda mais no momento ainda de crise econômica e desemprego alto em que estamos vivendo.

Muitos empresários de médio porte migraram das redes de franquias para as start-ups e estão criando “clubes de investimento” para acertar nas apostas que darão certo. Infelizmente, o índice de mortalidade de uma empresa destas ainda é maior que as empresas de pequeno porte abertas no Brasil. Cerca de 25% delas morrem com tempo inferior ou igual a 1 ano, 50% com tempo inferior ou igual a 4 anos e 75% delas com tempo inferior ou igual a 13 anos (dados do Observatório Internacional do Sebrae).

 

Vale lembrar que empresas que começaram apenas com uma idéia se tornaram de grande porte – podemos citar exemplos de gigantes como Google e Netflix, por exemplo, além de muitas outras que nasceram com o conceito de start-up. Trata-se de um conceito não de criar um novo negócio, mas sim um novo modelo de negócio que seja escalável e traga alguma inovação em relação a toda cadeia produtiva e de distribuição.

 

+++ Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACSP lança campanha para o Dia das Crianças

 

Startups

Na prática, considere que você é a menor empresa que existe através de uma start-up. Siga os próximos 5 passos para aumentar suas chances de sucesso em seu novo negócio:

1 – Identifique os problemas que você pretende que seu novo negócio resolva para seus futuros clientes (aqui é que se descobre qual é a idéia inovadora de negócio e para quem ela será ofertada).

2 – Elabore um plano para levantar o capital necessário para a abertura do novo negócio.

3 – Depois, estude o mercado e veja quem são seus concorrentes para conhecer com quem você irá brigar.

4 – Comece a desenhar o perfil dos profissionais que serão contratados para te ajudar neste novo negócio e vá atrás deles! O capital intelectual é fundamental para o sucesso de qualquer empresa!

5 – Por fim, formalize sua start-up.

E se você não sabe se já está preparado para criar sua start-upi, responda às perguntas abaixo:

– A solução que eu busco está ligada a qual propósito?

– Estou disposto a lutar por esta causa?

– Estou pronto para liderar esta jornada?

– Estou pronto para persuadir as pessoas com esta idéia?

– Essa idéia faz sentido?

 

*conhecido como Doutor Carreira. Jorge é coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui