Profissionais das áreas de tecnologia são os freelancers mais buscados pelas empresas

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Freelancers se destacam no ambiente digital
Levantamento feito pela Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas aponta que as áreas mais requisitadas para projetos. 73% delas se capacitam no ambiente digital

Levantamento feito pela Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas aponta que as áreas mais requisitadas para projetos. 73% delas se capacitam no ambiente digital.

 

 

Um estudo realizado pela plataforma Workana, que atua conectando freelancers a empresas na América Latina, revela que as categorias mais contratadas para trabalhos freelancers estão relacionadas com o mercado digital, como é o caso de TI e Programação (46,8%) e Design e Multimídia (24,8%). Os dados são do Relatório do trabalho independente e empreendimentos, realizado anualmente pela Workana, e avaliam o mercado no ano de 2018. No relatório de 2017, a porcentagem de profissionais de TI e programação era de 30%, o que aponta que os pedidos de projetos não param de crescer.

Dentre os profissionais da plataforma, apenas 19,3% dos profissionais são da área de TI e programação, o que, de acordo com Guillermo Bracciaforte, cofundador da plataforma, aponta uma boa oportunidade para profissionais que têm afinidade com a área. “Qualificação e desenvolvimento de habilidades específicas, como linguagens de programação, são pontos essenciais para quem quer se destacar no mercado. Há empresas realmente brigando pelos melhores trabalhadores, não é difícil se destacar neste setor que cresce exponencialmente”, aponta o especialista.

RANKING DO DOS PROFISSIONAIS MAIS BUSCADOS:

Já o ranking dos profissionais mais buscados segue com Design e Multimídia (24,8%), Tradução e Conteúdo (13,8%), Marketing e Vendas (11,9%), Suporte Administrativo (1,8%) e Engenharia e Manufatura (0,9%).

 

FORMAÇÃO E EXPERTISE:

O nível de especialização é um dos componentes fundamentais para os profissionais freelancers e os dados apontam que 74% dos programadores possuem nível superior completo e mais 12% já com título de pós graduação. Enquanto 8% concluíram ensino médio e outros 6% contam cursos técnicos ou profissionalizantes.

A relatório também analisou o grau de expertise quando os projetos são dedicados à área de design e multimídia: 34% tem ensino médio concluído, 50% possui formação universitária, cursos técnicos ou profissionalizantes totalizam 9% dos profissionais e apenas 7% são pós graduados.

Já em relação ao nível especialização dos profissionais de Marketing e Vendas, conclui-se que 27% deles completaram o ensino médio, 48% são graduados, enquanto 12% fizeram cursos técnicos e 13% têm título de pós graduação.

 

COMPREENDENDO MELHOR A BUSCA POR PROFISSIONAIS:

Para compreender ainda melhor a questão da busca por conhecimento pelos profissionais inscritos na plataforma, o relatório revela também que os freelancers dedicam muito tempo a capacitação extra curricular, já que 73% consultam informações no ambiente digital – conhecido por e-learning – com avaliações positivas desta experiência. Enquanto 58,5% disseram completar seu repertório a partir de livros, revistas e jornais. Outros 34,8% investem em cursos para continuarem se especializando na área de atuação.

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