Os cientistas da Nasa apresentaram um novo robô subaquático para ajudar em missões espaciais em busca de sinais de vida extraterrestre. Chamado de Buoyant Rover for Under-Ice Exploration (ou Rover flutuante para exploração sob gelo, em portugês), o BRUIE será usado para explorar luas geladas, como a Europa (lua de Júpiter) e Encélado (lua de Saturno).
A agência espacial norte-americana está realizando testes com o robô na estação australiana de Casey, na Antártica. O veículo é equipado com rodas independentes que lhe permitem mover-se sob o gelo, recolher amostras e fazer “medições sensíveis”. Além disso, o Rover pode ser delisgado e ligado novamente na hora das medições.
Esse método de economia de energia permite ao protótipo passar meses explorando debaixo d’água. Em termos de energia, o robô provou ser mais eficiente quando comparado com outros submarinos de tamanho semelhantes (o BRUIE tem cerca de um metro de comprimento). A equipe vai testar também o tempo de duração das baterias do robô em condições extremas e seu desempenho em diferentes terrenos.
Os cientistas da Nasa estão interessados em usar o BRUIE para estudar regiões descritas como “interfaces” ou áreas onde gelo e líquido se encontram. A missão deve acontecer em 2025, começando pela exploração de Europa. No local existem evidências de um oceano salgado debaixo de uma crosta de gelo.