Agência de marketing digital amplia o faturamento em 55% após investir em metodologias do Vale do Silício

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Agência de marketing digital curitibana vê crescimento após terceirização de equipe comercial

Sete meses após terceirizar a operação comercial com a RP Trader, a agência de marketing digital curitibana viu duplicar as oportunidades de negócio

 

Até pouco tempo a Ninho Digital, agência de marketing digital localizada em Curitiba vivia um dilema comercial que se repete em grande parte das pequenas e médias empresas brasileiras: como gerar novos leads constantemente para alimentar o time de vendas e crescer o faturamento mensal e anual.
Dentre os caminhos possíveis, a escolha foi terceirizar a operação e como resultado viu um aumento de 55% no resultado financeiro e a duplicação das oportunidades de negócio.

“Até então nossa atuação era concentrada no marketing boca a boca, o que limita a expansão e a sustentabilidade empresarial. Para crescer e nos mantermos competitivos precisávamos de uma estratégia e de uma atuação que trouxesse para perto mais pessoas interessadas em conhecer o nosso trabalho e como ele poderia resolver os seus desafios. Mas, montar uma equipe nos pareceu algo complexo por não ser nosso foco, o que gostamos e sabemos fazer. Por isso optamos por uma terceirização que nos ofereceu uma metodologia robusta por trás”, detalha Victor Rangel, CEO da Ninho Digital.

A parceira escolhida foi a RP Trader, startup que utiliza metodologias do Vale do Silício na prospecção e vendas complexas para gerar receita previsível (que trata-se de alcançar o dinheiro necessário para resistir mês a mês). Ela combina Business Intelligence e uma equipe multidisciplinar para traçar estratégias baseadas em personas para atuação com inside, field e/ou inbound sales, chaves do marketing digital eficiente. Sua aplicação alinhada ao propósito de cada parceiro é o que garante os resultados e a eficiência nas negociações.

“Ao terceirizar as funções do setor para o time de Traders, os clientes ficam livres para se dedicar ao seu core business. Nós atuamos como um time de futebol, com um técnico que estuda e implementa o plano tático e com um jogador treinado para cada uma das posições. Cada aliado é um clube diferente: profissionais exclusivos atuam em cada conta, conseguindo se adaptar às necessidades particulares e possibilitando a atuação em vendas complexas”, explica o COO e co-fundador, Rafael Mendes.
Rangel concorda, para ele, o ganho em optar por esse modelo para o negócio está em não precisar se preocupar com contratação, infraestrutura, gestão e treinamentos, o que reduz diretamente tempo e custos em função da garantia de que a atuação comercial será realizada com expertise, demandando menos recursos financeiros e energia e trazendo, em contrapartida, os resultados esperados em termos de novas oportunidades.

OS RISCOS

Sobre os riscos, o CEO da agência digital comenta que a desconfiança é o grande vilão “A terceirização de qualquer função vem sempre carregada de dúvidas em torno da entrega. Será que o vendedor terceiro ligou para agendar a reunião? Cumpriu o combinado? Fez o que precisava? Ou está utilizando o tempo que eu pago para investir em outros projetos? Para resolver isso, nós buscamos um parceiro que nos desse confiança por meio de comprovações objetivas. Por isso a metodologia aplicada hoje, que se baseia em dados qualitativos e quantitativos de forma relacionada com a nossa meta de receita previsível, nos atende com perfeição. Ela nos dá visibilidade para os gargalos e tempo para que eu possa investir em resolvê-los do ponto de vista operacional por não precisar me dedicar a mais uma função, que seria a comercial.”

Hoje todo o processo é realizado por SDRs (como são chamados os profissionais que atuam diretamente na fase de prospecção, pré-venda e qualificação de leads) e Closers (responsáveis pelo fechamento de contratos) externos. E é possível ainda que no futuro a empresa invista em posições de Customer Success (que atua de forma ativa, encontrando formas de melhorar a vida do cliente junto aos serviços oferecidos pela empresa).

“Nós entendemos que as empresas no Brasil possuem produtos e times incríveis, mas tudo se torna complicado se não há vendas, que é a nossa paixão. Estamos prontos para apoiar principalmente as pequenas e médias a acelerarem sua performance comercial em até 5 vezes”, completa Mendes.

 

 

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