Esta startup do RJ criou um “Google” para médicos e enfermeiros

0
129

Esta startup do RJ criou um “Google” para médicos e enfermeiros

Quando eram estudantes de medicina na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, os jovens Bruno Lagoeiro, Eduardo Moura e Pedro Gemal notaram que muitos colegas alunos, iniciantes na profissão, levavam livros para o atendimento aos pacientes.

O objetivo era tirar dúvidas e checar informações de forma confiável na hora de recomendar remédios ou tratamentos. Um dos três amigos, Eduardo, também era conhecido por fazer resumos dos conteúdos das aulas, altamente requisitados pelos colegas.

Ao ver as necessidades dos colegas, os amigos decidiram digitalizar os resumos em aplicativos. A iniciativa virou negócio de verdade por volta de quando eles terminaram a faculdade, em 2012.

Assim nasceu a Pebmed, startup que os três médicos fundaram. A empresa vende conteúdo por assinatura para profissionais da saúde por meio de seu principal aplicativo, o Whitebook. “Vimos que havia uma necessidade de informação confiável para auxiliar na decisão médica, sobretudo entre os profissionais no início de carreira”, diz Lagoeiro, hoje presidente da Pebmed.

Os smartphones já começavam a se popularizar no Brasil, mas não com a dimensão que existe hoje, com mais de 200 milhões de celulares no país — mais de um por pessoa. Além disso, os buscadores convencionais, mesmo quando disponíveis, não necessariamente funcionam para médicos. Embora haja sites confiáveis, o médico não pode simplesmente buscar em qualquer lugar as informações das quais precisa. Mesmo entre os profissionais mais experientes, também há uma necessidade de constante atualização, o que demanda conteúdo confiável.

Até hoje, o principal produto da Pebmed é o aplicativo Whitebook, que tem conteúdo especializado para auxiliar no que chamam de processo de decisão médica. Há mais de 10.000 conteúdos das mais diferentes especialidades para médicos no Whitebook, que podem ser acessados por meio de um índice ou via busca — quase um “Google” especializado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui