Dia Internacional de Segurança em Informática ajuda usuários a responder: “Quem sou eu na internet?”

0
32

A persona do indivíduo na internet é formada por sua identidade na vida real e, também, por seu comportamento nos espaços virtuais. A 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) irá abordar atitudes de usuários finais de internet e de tecnologia da informação que possam, eventualmente, colocar a si próprios, organizações ou outras pessoas em risco. Totalmente gratuito, o evento acontecerá no próximo dia 13 (sexta-feira), na Fábrica de Startups (Via Binário do Porto, 299), no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo por diferentes plataformas.

 

LEIA TAMBÉM -Pesquisa traz panorama do mercado de pagamentos recorrentes no Brasil

O apresentador Marcelo Tas; o Cyber Evangelista do C6 Bank, Anchises de Moraes; e a especialista em Direito Digital, Cristina Sleiman, irão compor a mesa de debates. Temas como: privacidade e compartilhamento de dados pessoais; redes sociais; redes de robôs digitais (botnets); compartilhamento de desinformação (fake news); cyberbulling e outros serão discutidos sob o ponto de vista técnico, social e comportamental.

O encontro também irá destacar os espaços virtuais em que os usuários interagem e onde, eventualmente, se deparam com armadilhas que comprometem a segurança, como serviços digitais; Internet banking; lojas de e-commerce; serviços on-demand e streaming; redes sociais; serviços de geolocalização; e compartilhamento de informações.

Nesta edição do evento, o objetivo é falar em proteção digital para o usuário comum, e não apenas para o público mais familiarizado com tecnologia, como explica o especialista em segurança da informação Yuri Alexandro, do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS). “Muitas vezes o usuário comum foca nas facilidades proporcionadas pela internet e não toma os devidos cuidados. É muito importante ultrapassar barreiras da comunicação e conversar não apenas com estudantes, acadêmicos e pesquisadores, mas também com profissionais de outras áreas, como direito digital, comportamento, comunicação”, pontua.

O especialista do CAIS lembra que o comércio eletrônico aumenta 30% ao ano e, cada dia mais, as pessoas se relacionam no ambiente virtual. “As empresas e os governos se comunicam pela internet, e a recíproca é verdadeira. Os canais virtuais se tornaram um meio de relacionamento que influencia a vida real”, ressalta Yuri. “Nosso papel é pensar o uso da internet de forma segura, tanto em relação aos dados como do ponto de vista pessoal”, conclui.

Serviço

Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI)

Tema: “Quem sou eu na internet?”
Local: Fábrica de Startups, Via Binário do Porto, 299, Rio de Janeiro
Data: 13 de março de 2020
Horário: 10h30
Transmissão em tempo real (Facebook, Video@RNP e YouTube da RNP) e, logo em seguida, disponibilizada no Portal do DISI: www.disi.rnp.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui