Dia do comerciante: 5 dicas para transformar o seu negócio no e-commerce

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Dia do comerciante -Segundo dados do IBGE, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu em 23,8% comparado ao ano de 2020. Já em relação ao e-commerce, no primeiro trimestre de 2021, as vendas tiveram alta de 57,5% em relação ao mesmo período em 2020, de acordo com relatório da NeoTrust. Pensando nisso, Babi Tonhela, sócia e Diretora de Produtos do Ecommerce na Prática, maior escola de negócios digitais do Brasil, traz dicas de como se destacar em um setor que não para de crescer.

“Queremos que os comerciantes brasileiros consigam atingir cada vez mais os gostos e vontades dos consumidores. Estar preparado para as mudanças e entender quais são os pontos mais relevantes na hora de vender, com certeza traz muito mais conversão”, afirma.

Com o crescimento das vendas e de abertura de lojas, os comerciantes precisam estar atentos aos consumidores que estão passando por uma transformação em escala global, acelerada pela pandemia, que traz novos elementos na hora de decidir de qual marca comprar, segundo pesquisa mundial da Accenture Life Reimagined.

Ainda de acordo com o levantamento, a reputação da marca, a confiança que ela entrega, a origem dos produtos, além da segurança e da saúde são fundamentais na tomada de decisão de compra dos brasileiros em um momento de tantas incertezas.

Confira as dicas abaixo:

1. Conheça seu público

Como já falamos, os consumidores brasileiros estão mudando os seus hábitos de compra. Mas você sabe quais os principais requisitos que o seu público-alvo busca ao comprar os seus produtos? Essa resposta deve estar na ponta da língua, mostrando que você conhece quem está comprando do seu negócio e sabe exatamente o que oferecer. Se tiver dificuldades para responder, é recomendado fazer uma pesquisa com a sua base de clientes, entender o que eles buscam e assim, traçar estratégias mais assertivas para um melhor resultado de vendas.

2. Seja claro e honesto

Todos nós quando vamos fazer uma compra temos a curiosidade de saber a origem daquele produto, não é mesmo? Por isso, é importante que você seja transparente na sua comunicação e sempre fale a verdade! Imagina comprar um produto e depois descobrir informações sobre sua fabricação que não estão de acordo com as suas expectativas? Este tipo de situação é tão frustrante que pode fazer com que você nunca mais compre na loja. Pense sobre isso!

3. Sua reputação é boa?

Como dito na pesquisa, os consumidores gostam de comprar em lojas que tenham uma boa reputação. Essas avaliações feitas pelo público, normalmente, acontecem nas redes sociais. Por isso, é importante que você esteja acompanhando os canais que seu público pode falar com você e falar de você e buscar sempre respondê-los e resolver os problemas da melhor maneira possível. Dessa forma, você cria um contato direto com o público e pode garantir uma boa avaliação.

4. Fidelize seu cliente

Busque alternativas válidas para seu negócio como oferecer cashback, descontos, frete grátis, brindes, pontos e etc. Essa é uma ótima dica para manter aquelas vendas recorrentes com os mesmos consumidores. Afinal, nada melhor do que saber quem compra de você e saber como agradá-lo!

5. Comunicação visual, como está a sua?

Todos nós gostamos de entrar em um lugar ou em algum site e encontrar um ambiente bonito e agradável, certo? Isso faz toda a diferença para agradar ao seu público! A comunicação visual é essencial para o sucesso, por isso, tenha ele organizado, com as melhores fotos dos produtos, com layouts que combinem com seu negócio. O cliente ficará satisfeito ao acessar o site!
Da assessoria

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