Como o marketing holístico pode revolucionar uma empresa

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Marketing holísticoHolismo significa aquele ou aquilo que procura compreender os fenômenos em sua totalidade e globalidade. O conceito, criado em 1926 por Jan Christiaan Smuts, nunca foi tão atual, principalmente no que diz respeito ao marketing e sua e evolução. “O Marketing Holístico é uma filosofia que considera o negócio como um todo, e não como uma organização com várias partes.

Ou seja, agora todas as áreas de uma empresa estão conectadas na visão e escopo do marketing e são responsáveis por captar, reter e trazer uma boa experiência para clientes”, explica Daniel Scott, CEO e fundador da HyperXP- Escola de negócios para pequenos e médios empresários que visa democratizar a educação de gestão e marketing no Brasil.

Para ajudar a entender essa evolução do conceito de marketing, Daniel Scott responde algumas perguntas e orienta como implantar essa prática em pequenas e médias empresas.

O que é marketing holístico?

Daniel Scott (D.S.): É uma evolução do marketing. É uma filosofia que considera o negócio como um todo, e não como uma organização com várias partes. Ele envolve todos os membros e áreas da empresa para gerar uma imagem positiva para o consumidor e resultados positivos.

Ou seja, agora todas as áreas de uma empresa estão conectadas na visão e escopo do marketing e são responsáveis por captar, reter e trazer uma boa experiência para clientes. Na parte externa, o marketing holístico foca em gerar formas alternativas de se divulgar uma marca ou produto, que fujam às maneiras tradicionais como anúncios online.

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Como integrar os diferentes setores de uma empresa para implementar o marketing holístico?

D.S.: Antes de tudo, uma empresa precisa ter sua estratégia de marketing bem montada, e é aqui que a maioria falha. Muitas não sabem seu público alvo claramente, não têm um posicionamento bem definido, não entendem que canais de comunicação precisam ser atacados e muito menos têm mecanismos e ferramentas de prospecção de leads e conversão desses leads em clientes. Quando tudo isso fica claro, há espaço para integrar a empresa em um só escopo e o marketing holístico acontece.

O que o marketing holístico traz de novo para a gestão de negócios?

D.S.: Os recentes períodos de crise que vivenciamos mostram que negócios que sobrevivem são aqueles que não são inchados e conseguem se adaptar rápido. O marketing holístico é fundamental para empresas que buscam ser enxutas e ágeis, afinal, não só possibilita trazer mais clientes com menos esforço como também acelera a comunicação dentro das empresas, eliminando possíveis gargalos.

 PME e startups conseguem implementá-lo? como?

Não só conseguem, como o marketing holístico é ideal para empresas com orçamento apertado de marketing. Afinal, com o aumento do custo para se fazer compra de anúncios nas principais plataformas (Facebook e Google), a saída muitas vezes é procurar formas alternativas e mais baratas de se conseguir clientes. Especialmente se seu negócio for muito nichado em algum setor ou região. Ou se algum colaborador da empresa consegue se destacar e se comunicar com os clientes.

 

Da assessoria.

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