Aplicativo criado por startup de Joinville conecta caminhoneiros a empresas

0
139

Escolher quando e para qual empresa trabalhar, sem precisar ter o custo de um caminhão próprio. A proposta é da startup criada em 2019 em Joinville, Norte catarinense, que chegou ao mercado neste ano. Em poucos meses, já são mais de 800 motoristas cadastrados e transportadoras que usam a plataforma com frequência. Além de ajudar os caminhoneiros a encontrar viagens pontuais, a empresa auxilia em questões burocráticas, como a criação de conta bancária e emissão de nota fiscal.

Com o aplicativo “Motorista PX”, o motorista pode selecionar a data, o destino, a duração da viagem. “Nós temos um banco de dados, uma plataforma com motoristas PJ [Pessoa Jurídica], independentes com MEI [Microempreendedor Individual] disponíveis para dirigir as frotas das transportadoras ou das empresas que têm suas frotas próprias”, afirma o fundador e diretor comercial da Motorista PX, André Oliveira.

Do outro lado, caminhoneiros que procuram trabalho e podem escolher a viagem que quiserem para se candidatar para a vaga. “Quando o motorista está disponível para a viagem e se encaixa dentro do que ele procura, ele se candidata. A empresa consegue verificar uma relação dos motoristas que se candidataram para a viagem e vai poder ver a qualificação, se faz uma boa média, o que a última empresa disse sobre o trabalho dele”, afirma Oliveira.

startup também possui uma equipe que auxilia os motoristas na parte burocrática para conseguir os documentos necessário para integrar aos requisitos da plataforma. “Conheci a plataforma por meio das redes sociais e estava desempregado, baixei o aplicativo e entrei em contato com o pessoal. Logo em seguida, comecei a fazer algumas viagens. A plataforma pra nós motoristas nos dá uma comodidade maior pois podemos escolher quantos dias vamos passar viajando”, explica o motorista Altair Brandão.

Para as transportadoras, o aplicativo é uma forma de otimizar a frota e reduzir gastos. “Isso tem um impacto que pode variar em 20% a 30% do custo e dá um resultado enorme dentro da organização”, disse especialista em logística Viviani Hinkel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui