Alunos da UFPB aderem plataforma de análise de dados

0
228

Análise de dados – Cada vez mais as universidades são desafiadas a construírem uma grade curricular inovadora que busque formar estudantes aptos a acompanharem os avanços tecnológicos.

 

Pensando nisso e com a intenção de atender uma demanda crescente no mercado por profissionais qualificados em dados, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aderiu ao Programa Acadêmico da Qlik, empresa líder do mercado em análise de dados.

 

Por meio de uma plataforma online com materiais, treinamentos e ferramentas gratuitas, o projeto tem como objetivo auxiliar na formação de estudantes para que saibam ler, analisar, utilizar e comunicar dados. Dessa forma, a Qlik segue na missão de construir um mundo alfabetizado em dados.

Hoje, o volume, velocidade e variedade dos dados, fazem com que muitas pessoas não possuam competências para extrair todas as informações necessárias para tomada de decisão nas organizações. “Buscamos ajudar, seja o estudante ou o profissional, a refinar esses dados e extrair subprodutos que façam mais sentido para serem utilizados na sua realidade”, explica Luis Picinini, diretor de Alianças e Canais da Qlik.

 

+++ Jovens de Salvador vencem o Nasa Space Apps Challenge International

 

O Programa Acadêmico, que já atendeu estudantes espalhados por 1.630 instituições de ensino em 86 países, foi implementado na UFPB em 2016 e passou a fazer parte da disciplina “Sistemas de Informação e Decisão”, obrigatória para os cursos de Administração e Ciências da Computação. Desde então, 350 alunos da graduação já frequentaram as aulas. “A universidade se beneficia ao ter acesso a tecnologias atuais e competitivas, sem requerimentos de infraestrutura ou custos para a instituição, docentes e alunos”, destaca Pedro Jácome de Moura Jr., professor da UFPB. E complementa “alunos de outros cursos de graduação têm se matriculado na disciplina como componente optativo, como é o caso dos cursos de Gastronomia e Gestão Pública”.

Ao habilitar professores e alunos com dados e análises, o programa promove uma experiência de aprendizagem voltada para o mercado de trabalho, fornecendo ferramentas e recursos que permitem o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico dentro de cada disciplina acadêmica. “A UFPB tem a missão de formar e entregar à sociedade profissionais aptos a atenderem às novas demandas. Quando a universidade emprega conceitos e tecnologias que endereçam problemas e contextos atuais, ela alcança em grande medida a sua missão”, finaliza professor Jácome.

 

 

Sobre a Qlik

A visão da Qlik é um mundo alfabetizado em dados onde todos possam usar dados para solucionar os problemas mais desafiadores. Somente a plataforma de análises e gerenciamento de dados ponta a ponta da Qlik reúne todos os dados de uma organização a partir de qualquer fonte, permitindo que pessoas de todos os níveis de habilidade possam usar sua curiosidade para desvendar novos insights. As empresas usam o Qlik para entender melhor o comportamento do cliente, reinventar processos de negócios, descobrir novos fluxos de receita e manter o equilíbrio entre riscos e recompensas. A Qlik faz negócios em mais de 100 países e atende a mais de 48.000 clientes em todo o mundo.

 

Da Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui