6 etapas fundamentais do Fulfillment

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Fulfillment – O e-commerce brasileiro deve crescer 26% em 2021, segundo previsão realizada pela Ebit|Nielsen. E o faturamento previsto para este ano é de R $110 bilhões. Esses resultados positivos são causados pelo fortalecimento das lojas e marketplaces, além da melhora na logística, que possui cada vez mais agilidade nas entregas.

Um dos responsáveis pela melhora nas entregas é o fulfillment, que oferece diversas vantagens aos empreendedores, como diminuição de custos, processo de recebimento até pós-venda e fidelização dos clientes.

Pretende investir em fulfillment para o seu e-commerce?

Então, conheça como funciona as 6 etapas fundamentais deste serviço utilizado na gestão do seu e-commerce!

 

1. Etapas fundamentais do Fulfillment: recebimento

Nesta fase do fulfillment, a empresa responsável pelo serviço realiza as seguintes atividades:
– Etiquetagem
– Faz o controle de qualidade
– Recebe as mercadorias que serão comercializadas
– Recebe produtos de logística reversa.

2. Estoque

Uma das etapas mais importantes do Fulfillment, cujo objetivo é localizar facilmente os produtos e suas quantidades. Para isso, nesta etapa são realizadas as seguintes atividades:
– Armazenamento das mercadorias
– Registro dos produtos recebidos e comercializados.

3. Pick a Pack

Após o pedido ser realizado, é nesta etapa que ele é processado. É importante que as atividades nesta fase sejam feitas com agilidade, evitando atrasos nas entregas das mercadorias.
As atividades realizadas nesta etapa são:
– Fazer a coleta do produto no estoque
– Preparar o produto para o envio.

4. Embalagem

A embalagem garante que o produto chegue ao cliente intacto, evitando reclamações e trocas por avarias nas mercadorias.
Além disso, esta etapa permite maior agilidade na entrega e diminuição de custos relacionados a trocas e devoluções de produtos.

5. Entrega

Uma das etapas mais importantes do fulfillment, pois além de cumprir o prazo, os produtos devem ser manuseados com cuidado no transporte até os clientes.
Algumas das atividades na fase de entrega:
– Seleção da transportadora que fará o transporte e entrega dos produtos
– Envio do código de rastreio ao cliente.

6. Pós-venda

Pós-venda também é uma etapa do fulfillment. Nesta fase são realizadas as seguintes atividades:
– Atendimento e suporte ao cliente
– Pesquisa de satisfação, colhendo o feedbacks dos clientes para melhorar o atendimento prestado.

 

OFCT: KPI de logística fundamental para o seu e-commerce

Além das etapas fundamentais do fulfillment, o seu e-commerce precisa utilizar KPIs de logística para acompanhar o desempenho, melhorar processos e aumentar a satisfação do cliente.

O KPI Order Fulfillment Cycle Time (OFCT) é o tempo de ciclo do pedido, utilizado para medir o período de duração que um produto leva para ser entregue ao cliente, acompanha desde a compra até o recebimento da mercadoria.

O cálculo desse KPI é realizado da seguinte forma:
Tempo de requisição + tempo de produção + prazo de entrega = OFCT.
Assim, para melhorar a gestão do seu e-commerce e aumentar a satisfação do cliente, é fundamental medir esse KPI. Afinal, cada vez mais, os clientes esperam receber suas entregas o mais rápido possível.
A agilidade na entrega é uma das maiores demandas dos consumidores atuais, com o uso desse KPI, é possível identificar falhas em algumas das etapas, mensurando do começo ao fim desse processo.

 

Algumas das vantagens de utilizar KPI Order Fulfillment Cycle Time (OFCT):
  • Mensurar o tempo de entrega de um produto, melhorando atividades e diminuindo erros no processo;
  • Aumentar a satisfação e a fidelização do cliente;
  • Melhorar a competitividade do e-commerce.

 

 

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