3 dicas da neurociência para empresas em busca de inovação

0
345

3 dicas de inovações da neurociência para empresas.A autora do livro “Desconstruindo o Mindset e Construindo Inovação”, publicado pela editora Évora. Segundo a autora, as 3 dicas de inovações e o  aprendizado contínuo é um fator essencial para a transformação. “Pensar diferente e inovar não é fácil. Requer esforço, disciplina e muita energia para criar novos aprendizados”, explica a doutora.

No seu livro, Solange fala que a inovação requer dois tipos de mindset. O que entrega valor para o mercado atual e o que consegue antecipar o futuro e criar novos valores e negócios. O conceito de mindset está centrado na crença de se poder ou não alterar os traços pessoais.

Crie novos hábitos

A neurociência explica que existe uma função do cérebro chamada neuroplasticidade, que além de estar relacionada com a reestruturação cerebral promovida por algum tipo de ruptura ou lesão, também é ativada pela necessidade de adquirir uma nova competência. Assim, para ocorrer a neuroplasticidade, o individuo precisa se dedicar a alguma atividade que não lhe seja familiar: será preciso criar novos hábitos. “O córtex tem capacidade plástica.

Foco é fundamental

A informação que chega ao nosso consciente depende da nossa atenção. Em um mundo com tantas distrações, principalmente por conta dos celulares e da internet, é preciso repensar nossa forma de trabalhar e estudar. Para realmente absorver um conhecimento, a atenção tem que ser plena. “Quando prestamos atenção, dois neurotransmissores entram em cena: dopamina e noradrenalina.

Tenha equilíbrio

O conceito explore e exploit, que em português significam explorar costuma ser um dilema para os profissionais. Escolher algo conhecido e obter algo similar (exploit) ou optar por algo que não tão familiar para explorar as possibilidades (explore)? De um lado, estão as capacidades centrais do negócio e de outro, as capacidades novas. É preciso equilibrá-las para obter um processo contínuo de inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui